Na aula passada terminamos o assunto carga elétrica, mostramos a generalização da carga. Depois mostramos que a menor carga que um corpo pode possuir é a carga elementar. Em desafio realizado na sala foi demonstrado isso.
Em nossa próxima aula discutiremos a Lei de Coulomb, onde a Força eletrostática depende da carga que os corpos possuem (diretamente proporcional). A força eletrostática também depende da distância entre os corpo (inversamente proporcional). E por último depende do meio material, representado pela constante eletrostática.
Resolveremos alguns exercícios, onde se destaca nosso primeiro problema clássico. Encontrar a posição para uma terceira carga anular sua força resultante mediante a outras duas cargas.
Veja um vídeo sobre o assunto no Universo Mecânico - Eletricidade Estática
Campo Elétrico
Para entendermos o Campo Elétrico é interessante realizar uma analogia com o Campo Gravitacional. Ao fazermos isso, podemos comparar as expressões P = m . g e F = q. E. Onde, P é Peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade. F é a força eletrostática, q é a carga de prova e E é o campo elétrico. Em aula veremos que o campo gerado por carga positiva é de afastamento e campo gerado por carga negativa é de aproximação, em termos de linhas de campo, temos:
O cálculo do campo elétrico de cargas puntiformes:
Em nosso caso utilizamos a letra r ao invés de d.
Aula de Campo Elétrico na UNICAMP:
Nenhum comentário:
Postar um comentário