Em nossa sexta semana começamos a aula resolvendo exercício da última aula teórica (Lei de Gauss). Exercício retirado de provas anteriores. O exercício mencionava um dado que tinha fluxo do campo elétrico atravessando todos os seus lados. O valor do fluxo era o número (do dado) naquela face vezes uma potência dada. Era dado o sentido do fluxo nos pares e ímpares. No final encontramos a carga contida no dado.
Depois passamos a discutir sobre potencial elétrico. Começamos pelo conceito de Energia Potencial Elétrica. Vimos que para fornecer energia potencial elétrica para uma carga negativa, devemos colocá-la numa região negativa, pois essa mesma região irá fazer com que essa carga realize trabalho. A expressão da variação da energia potencial igual ao trabalho negativo (usada em Física II) também funciona em eletricidade (ou o contrário - como mostra a figura).
Depois passamos a discutir o conceito de potencial elétrico (energia potencial pela carga):
V = U/q
Onde V é medido no SI em Volts (homenagem a Alessandro Volta).
Relacionamos os dois conceitos e chegamos numa importante expressão que nos mostra a importância da diferença de potencial na movimentação de carga (estamos no limite da eletrostática para a eletrodinâmica).
W = q (Vf - Vi)
Discutimos a energia potencial elétrica para um par de cargas (Lembra que usamos U no lugar de Ep):
Mostramos também como determinar o potencial elétrico de uma carga Pontual (no lugar de d usamos r):
No final falamos sobre o conceito de Superfícies Equipotenciais e resolvemos alguns exemplos.
Aula de Potencial Elétrico na UNICAMP
Relâmpagos - Parte 1
Relâmpagos - Parte 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário