Artigos Científicos
Popular science background: They found hidden patterns in the climate and in other complex phenomena (pdf)
“For groundbreaking contributions to out understanding of complex physical systems” (pdf)
Caros alunos,
Teremos ainda as provas de 2ª Chamada - 14/06 a 15/06 (Provas com início dia 14 às 8h e término dia 15 às 20h)
Logo após teremos o Exame Final - Início dia 17/06 às 8h e término dia 18/06 às 20h. Abaixo coloco as duas revisões dadas em sala do 1º Bimestre e do 2º Bimestre. O estudo dessas revisões são essenciais para prova.
Link para dúvidas (19h - 20h40min)
Abaixo você encontra os temas da Prova B2:
Em nossa aula 13 teremos revisão para a Prova, após a revisão estarei a disposição para solucionar dúvidas.
1> Na figura abaixo, uma barra de metal é forçada a se mover com velocidade constante v ao longo de dois trilhos paralelos ligados em uma extremidade por uma fita de metal. Um campo magnético B = 0,350 T aponta para fora do papel. (a) Se a distância entre os trilhos é 25,0 cm e a velocidade escalar da barra é 55,0 cm/s, qual é o valor absoluto da força eletromotriz gerada? (b) Se a barra tem uma resistência de 18,0 Ohms e a resistência dos trilhos e da fita de ligação é desprezível, qual é a corrente na barra? (c)Qual é a taxa com a qual a energia é transformada em energia térmica?
Em nossa aula 12 falaremos como funciona uma usina hidrelétrica. Para isso apresentaremos conceitos da Lei de Faraday, exatamente quem mostrou a possibilidade de campo magnético gerar corrente elétrica, a Lei de Lenz que direciona a corrente elétrica. Terminaremos falando dos transformadores e do funcionamento de uma usina hidrelétrica.
1> O que a variação de fluxo gera?
2> Se não existe o fluxo, o que ocorre com a corrente induzida e a força eletromotriz induzida?
3> Como faço para variar o fluxo do campo magnético?
4> O número de espiras interfere na corrente induzida? Justifique.
1> Um elétron de energia cinética 1,20 keV descreve uma trajetória circular em um plano perpendicular a um campo magnético uniforme. O raio da órbita é 25,0 cm. Determine (a) a velocidade escalar do elétrons; (b) o módulo do campo magnético; (c) a frequência de revolução; (d) o período do movimento.
A seguir você encontra 4 questões que deverão ser enviadas ainda no horário de aula. Enviar para o e-mail ruvlemes@anhanguera.com e confirmar a chegada do mesmo com o professor.
1> Qual a função de um capacitor?
2> Por que não é possível separar os polos de um ímã?
3> O polo norte geográfico está próximo do polo sul magnético. Como você explica isso?
4> Desenhe uma espira circular indique o sentido da corrente elétrica e indique o sentido do campo magnético, no centro da espira.
1> O capacitor da figura possui capacitância de 25 microF e está inicialmente descarregado. A bateria produz uma ddp de 120 V. Quando a chave S é fechada, qual é a carga total que passa por ela?
Determine o que marca cada Amperímetro e cada Voltímetro abaixo:
Aula
Em nossa próxima aula começaremos resolvendo exercícios com Circuito Gerador, Receptor e Resistor.
Caros alunos nessa semana não teremos aula, mas você pode assistir boas palestras em nossa semana dedicada a elas.
Caros alunos, favor realizarem estudo dirigido (ED) e entregar print na nossa aula da próxima semana. Essa atividade valerá 500 pontos em nossas atividades extras.
Além disso continuar fazendo o Desafio Nota Máxima, completando 9000 pontos você terá uma questão da prova B2 (500 Pontos).
1> Diferencie Gerador, Receptor de Resistor.
Em nossa aula dessa semana, falaremos de associação em série, paralelo e mista. Veremos, também, sobre curto circuito. Resolveremos vários exercícios sobre esse assunto. Além disso, resolveremos a prova aplicada na semana anterior.